![Tratamento de superfície para os componentes de freio de hoje e do futuro](https://www.abts.org.br/static/img/large/75106fe9ef0500725a93879a6d04c5e9.jpg)
Tratamento de superfície para os componentes de freio de hoje e do futuro
16/02/2023
![Tratamento de superfície para os componentes de freio de hoje e do futuro](https://www.abts.org.br/static/img/large/a7e391082649f26c4a9aa3925f7f2926.png)
Falando sobre Regeneração. Embora bons freios desempenhem um papel crucial na segurança de um carro, os sistemas de freio vistos na maioria dos carros hoje mudaram essencialmente muito pouco desde o início da produção em massa: os freios são acionados, as luzes traseiras dos freios acendem, o atrito das pastilhas nos discos diminui a velocidade do carro e os freios se desgastam. Não é ciência de foguetes. Mas o novo garoto da quadra é, claro, a frenagem regenerativa, que segue um roteiro diferente: o pedal do acelerador é liberado, as luzes traseiras dos freios acendem, o carro diminui a velocidade e a energia retorna para a bateria. No último cenário, os freios hidráulicos são essencialmente um sistema de backup - como são usados menos, devem durar mais e, portanto, diminuir os custos e aumentar a eficiência.
A frenagem regenerativa é exclusiva para veículos elétricos e permite que a energia cinética do veículo seja convertida de volta em energia elétrica durante a frenagem (desaceleração ou descida). A energia elétrica convertida é armazenada em dispositivos de armazenamento de energia, como baterias, ultracapacitores e volantes ultrarrápidos, para aumentar a autonomia de até 10%.
Tudo isso nos leva a falar sobre a tecnologia de freio do futuro - e os tratamentos de superfície que estão sendo desenvolvidos por nossa equipe especializada em P&D. O sistema hidráulico úmido tradicional será substituído (lançamento no mercado provavelmente em 2030) por sistemas de freio eletromecânicos secos que compreendem componentes de ferro fundido e alumínio. Isso será complementado pelo design de roda de alumínio leve que oferece benefícios, como:
- Calibradores de freio menores
- Prevenção de ferrugem instantânea
- Redução de ruído
Portanto, com esta breve visão geral da frenagem regenerativa e dos sistemas de freio eletromecânicos secos, podemos ver que nossa equipe de P&D está realmente definindo o ritmo em termos de novos revestimentos de sistemas de freio.
A MacDermid Enthone impulsiona estilo, função, valor e confiabilidade em toda a cadeia de suprimentos de sistemas de frenagem automotiva, fornecendo soluções superiores de controle de processo, aplicativos e experiência técnica. Entre em contato com nossa equipe para saber mais.