Veja como foi o Webinar - SUSTENTABILIDADE, NET ZERO e ESG

06/07/2023

Sustentabilidade, Net Zero e ESG são conceitos-chave nas discussões atuais sobre desenvolvimento ambientalmente responsável e ético.

A Sustentabilidade refere-se à prática de preservar os recursos naturais e de garantir que as ações de hoje não prejudiquem as capacidades das futuras gerações de suprir suas próprias necessidades. A sustentabilidade tem três pilares principais: o econômico, o social e o ambiental. Os esforços para alcançar a sustentabilidade exigem um equilíbrio entre esses três aspectos, garantindo o crescimento econômico, a justiça social e a proteção ambiental.

Net Zero, ou emissão líquida zero, é um conceito relacionado ao equilíbrio entre a quantidade de gases de efeito estufa emitidos na atmosfera e a quantidade retirada. O objetivo é alcançar um estado em que as atividades humanas não aumentem a quantidade desses gases na atmosfera, mitigando as mudanças climáticas. Isso pode ser alcançado por meio da redução de emissões e/ou pela absorção de gases de efeito estufa por meio de técnicas de sequestro de carbono.

ESG (Environmental, Social, and Governance, ou em português, Ambiental, Social e Governança) é um conjunto de critérios usados para medir as práticas sustentáveis e éticas de uma empresa. A parte ambiental diz respeito às ações de uma empresa em relação ao meio ambiente, como a redução de suas emissões de carbono e a gestão responsável de resíduos. A dimensão social avalia o tratamento da empresa aos seus funcionários, fornecedores, clientes e comunidades em que opera. A governança envolve a gestão da empresa, incluindo questões como a diversidade da diretoria, a transparência da empresa e a qualidade de suas relações com os acionistas. Os critérios ESG estão se tornando cada vez mais importantes para os investidores ao avaliar o desempenho a longo prazo de uma empresa.

Todos esses três conceitos estão interligados, pois trabalham para alcançar o mesmo objetivo final: a criação de um mundo mais sustentável e justo. A adoção dessas práticas não apenas beneficia o meio ambiente e a sociedade como um todo, mas também pode levar a melhores resultados financeiros para as empresas que as implementam.

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.