Entenda a Importância da Gestão de Custos na Tomada de Decisão
Data da notícia: 07/09/2020

Segundo a visão atual de mercado, a tomada de decisão deve ser feita com base em informações consistentes para escolher os melhores caminhos que farão a empresa atingir seus objetivos.
A quantidade de organizações que fecham as portas no Brasil por falta de gestão de custos é expressiva: segundo uma pesquisa do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às micro e pequenas empresas), 50% dos empreendedores não sabem avaliar se estão tendo lucro ou prejuízo, 7% dos negócios fecham por falta de lucro e 20% por falta de capital. O risco é ainda mais expressivo no primeiro ano de funcionamento.
Neste sentido, é importante conhecer a gestão de custos, que se mostra um recurso eficiente para determinar aspectos como ritmo de produção, precificação e cálculo de lucro. Vamos falar um pouco mais sobre o assunto e como ele pode fazer a diferença em sua empresa.
Podemos defini-la como um conjunto de estratégias que ajudam a avaliar o desempenho a fim de otimizar produção e maximizar o lucro. Alguns exemplos de ações nesse sentido são:
- - Entender quais são os gastos da empresa.
- - Avaliar o desempenho de um produto e decidir sobre a redução ou aumento de sua produção.
- - Determinar a precificação de produtos ou serviços.
- - Avaliar o volume de produção e de venda.
- - Saber como minimizar os custos sem impactar a qualidade do produto.
- - Estabelecer as metas de produção e de venda para atingir determinado objetivo de lucro.
Através da gestão de custos é possível ter claros os objetivos da instituição, como os produtos e serviços podem trazer satisfação para o seu cliente, qual é o seu diferencial em relação aos concorrentes e como fazer com que a sua empresa consiga se manter em sua área de atuação.
Para colocar essa ferramenta em prática, você precisa fazer:
- Levantamento de custos
É preciso listar e controlar todos os gastos que a sua empresa possui; nada pode ficar fora dessa conta.
- Classificação de custos
Divida seus custos em quatro categorias:
- Diretos: com a compra de matérias-primas e contratação de mão-de-obra.
- Indiretos: são externos à produção, como as contas básicas de água, telefone e internet.
- Fixos: gastos com aluguel, por exemplo.
- Variáveis: valores que mudam conforme a produção e as vendas, como bônus e comissões.
- Precificação de produtos e serviços
A definição do valor a ser cobrado passa por seis etapas:
- Cobertura dos custos de produção e venda do serviço ou produto.
- Pareamento com o preço do produto no mercado.
- Definição de margem do lucro da empresa.
- Identificação da percepção de valor que o produto tem para o cliente.
- Equilíbrio do valor dos custos e do lucro.
- Uso de fórmulas para indicadores de composição de preço.
Se você quiser se aprofundar mais no assunto, participe da maior imersão na importância, fundamentos e levantamento de custos com ênfase no tratamentos de superfície.