MATÉRIAS TÉCNICAS í~jl1th'i 8 ORIENTAÇÃO T ÉCNICA 18 MATÉRIA DE CAPA • Natureza química dos revestimentos • Tiger: novas soluções em orgânicos tintas em pó Nilo Martire Neto • Pré-tratamento do alumínio para 40 MATÉRIA ESPECIAL PINTURA pintura • As várias facetas de pré-pintura Antonio Magalhães de Almeida • Pintura, um importantissimo 10 PALAVRA DAABTS • Reavaliemos nossos conceitos segmento do setor 47 NOTrCIAS EMPRESARIAIS Airi Zanini • SurTec inaugura fábrica 10 NOTfCIAS DA ABTS na Alemanha • Na vw, união de funcionários • Sócios Patrocinadores da ABTS de 4 décadas • Coquetel para avaliar o EBRATS • ABTSparticipa da FEITINTAS 49 INFORMATNO DO S ETOR • Palestra da ABTS na Feira de Tintas 50 PONTO DE VISTA 22 ELETRODEPOSIÇÃO • Banho de zinco ácido Parte IV -Anodos de Zinco e o uso de cestos de Titânio Zehbour Panossian 30 DEPOSIÇÃO QUIMICA • Eletrodiálise para níquel químico. Um novo conceito para prolongar a vida do banho Rainer Bom, Jens Heydecke e Wérner Richtering Tradução de Milton Silveira 38 FOSFATIZAÇÃO • Fosfotização e o meio ambiente Fernando Morais dos Reis e Ricardo Barits • Nossa homenagem ao Prof Martha • Empresário já nasce feito? Sérgio Wigberto Risota 15 PROGRAMA CULTURAL Capa: Fotos • Calendário Cultural ABTS 2000 cedidas pela • Palestra enfoca tintas em pó Tiger V Circule para: Ec:linter o Dlretorla o Produção o Laboratório filiada =-~ O Engenharia Industriai O Manutenção O Qualidade _______________ AN~EC Não Perca na Próxima Edição A próxima edição estard circulando na primeira semana Numa andlise realística, são promissoras as perspectivas de Janeiro de 2001, em plena retomada da atividade econôde crescimento da economia brasileira. Por ocasião do Dia mica, após o seu reaquecimento em decorrência do término das Crianças, uma tradicional fdbrica nacional de bicicledas festividades de final de ano. tas deixou de vender 200% a mais do patinete da moda, Ano novo épromessa de mudança de comportamento, de por não estar preparada, assim como os seus fornecedores, colocar em prdtica todos os projetos ainda não realizados. para atender a demanda. Esta virada de milênio, certamente alimentard muito mais O marketing das nossas empresas tem que "pensar grana nossa imaginação, tornando os desejos mais ambiciosos. de" no terceiro milênio, o amanhã se foz hoje! Tratamento de Superlícle 103 • Setembro/Outubro • 2000